Transformação House VI
TRANSFORMAÇÃO DA HOUSE VI, PETER EISENMAN | CORNWALL
Instituto Superior Técnico - 2008
Este exercício tem como objectivo desenhar uma extensão anexa e interligada à House VI do arquitecto Peter Eisenman. A ampliação tem que incluir uma biblioteca, um atelier de pintura, uma instalação sanitária e uma garagem para dois automóveis.
A House VI é uma casa pequena, mas muito complexa. A complexidade do volume surge a partir da intersecção de quatro planos iniciais que foram manipulados até surgirem os espaços finais. Estes quatro planos são também o ponto de partida para o desenho do meu projecto de ampliação. Os novos acessos para ligar a cave aos dois novos volumes surgem da extensão desses planos para o subsolo.
A garagem surge como um volume paralelepipédico muito simples e quase todo ele inserido no subsolo. A entrada de luz para a garagem é feita através de uma fresta em vidro que atravessa todo o volume. O acesso ao exterior é feito directamente através de uma rampa.
O outro volume onde se encontra a biblioteca, o atelier de pintura e a instalação sanitária surge voltado para Sul através de um grande vão. Este estabelece também uma forte relação com o exterior e com a natureza. No subsolo surge o atelier, a zona de arrumos e a instalação sanitária. A biblioteca desenvolve-se no piso térreo e no piso superior. A ligação entre os diferentes pisos é feita através de escadas encastradas na parede, pouco marcantes, garantindo a uniformidade total ao espaço.