Transformação dq0
MAIO-2013 O estudo das transformações aplicadas em circuitos elétricos é muito importante para quem quer seguir na linha de controle, pois através delas, têm-se opções de monitoramento em circuitos. Neste relatório será feito o estudo da transformação DQ0. Através da transformação DQ0, será feita a observação, por diferentes pontos de referências, da corrente, tensão e da potência instantânea, de acordo com a variação de w.
Para implementar a transformada DQ0, foi montado um circuito trifásico RL alimentado com uma fonte trifásica 10VCA.
Figura 1: circuito trifásico RL.
Considerando w estacionário em 0 rad/s e aplicando a transformação diretamente no circuito, são obtidas: tensão e corrente da componente Q, tensão e corrente da componente D e potência instantânea.
Figura 2: Tensão e corrente da componente Q com w estacionário em 0 rad/s.
Figura 3: Tensão e corrente da componente D com w estacionário em 0 rad/s.
Figura 4: Gráfico da potência instantânea e gráfico de w estacionário em 0 rad/s.
Observa-se que para w estacionário em 0 rad/s, as formas de onda de tensão e corrente apresentam formas sinusoidais constantes após a estabilização do sistema. As formas de onda de cada componente são defasadas entre si de acordo com a defasagem da fonte trifásica. Ainda considerando w estacionário, porém, em 377 rad/s, obtêm-se as seguintes formas de onda.
Figura 5: Tensão e corrente da componente Q com w estacionário em 377 rad/s.
Figura 6: Tensão e corrente da componente D com w estacionário em 377 rad/s.
Figura 7: Gráfico da potência instantânea e w estacionário em 377 rad/s. Observa-se que com w estacionário em 377 rad/s, a tensão na componente Q torna-se praticamente contínua e com valor próximo ao da fonte de entrada. A tensão da componente D também se torna contínua, contudo, muito próximo a 0. Também é observado que as correntes apresentam uma