Transformação de Materias
Gabriel Fernando Piantola (nº15) – Leandro Souza da Silva (nº26)
Centro Educacional SESI- 085 – Turma A
Piracicaba-SP
2014
Introdução
Em nossos estudos, aprendemos sobre transformação de matérias e vimos que existem reações que mudam de cor, temperatura, consistência, etc.
Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno, e eles são classificados em fenômenos físicos e químicos.
Fenômenos Físicos: a substância pela qual a matéria é formada não passa por transformação alguma, ou seja, não passa por mudanças. Sendo assim, sua forma, seu tamanho, sua aparência, podem mudar, mas não sua composição. Exemplo: Solidificação da água. A substância, no caso a água, estava no estado líquido e passou para o estado sólido, sua forma e tamanho mudaram, mas seus constituintes não.
Fenômenos Químicos: a composição da matéria passa por mudanças, ou seja, uma ou mais substâncias se alteram dando origem a compostos diferentes. Mas como saber se uma determinada matéria passou por alguma transformação química. É fácil! A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos:
Alteração na cor. Exemplo: quando queimamos o papel ele passa de branco para preto, é uma transformação em seu estado químico.
Surgimento de chama ou luminosidade. Exemplo: queima do álcool.
Efervescência (liberação de um gás). Exemplo: quando dissolvemos um antiácido estomacal em água.
Neste trabalho temos como objetivo mostrar o que aprendemos e o quanto nos aprofundamos nesta matéria. Também mostraremos os experimentos feitos em laboratório, os resultados e as discussões.
Procedimento Experimental
Fizemos seis experimentos onde estávamos fazendo reações para transformação de matéria.
Primeiro experimento:
Reação entre magnésio e ácido clorídrico:
Pegamos uma pequena raspa de magnésio e a colocamos junto a uma pequena dosagem de ácido clorídrico contida em um pequeno tubo