Transformação da Politica na era de comunicação de massa
Tendo em vista que comunicação pode influenciar e interferir nas tomadas de decisões dentro de um determinado contexto, a disputa pela atenção do receptor da mensagem é grande, principalmente em assuntos que envolvam interesses, disputas, gostos dentre outros.
No campo da política, a área de comunicação e suas técnicas se tornaram essenciais, de uma forma que beneficia as campanhas de políticos, partidos e seus representantes, para que seja alcançado o que era de interesse dos candidatos: a conquista dos eleitores e a chance de poder governar o estado brasileiro.
Mas o que se pode notar não são apenas as técnicas usadas nas campanhas, é notório também que desde a era de 1964, no início da ditadura, até os dias de hoje as técnicas foram transformadas e renovadas. Alguns pesquisadores como Wilson Gomes, Richard F. Fagen e Umberto Eco chegaram a apontar como a comunicação se tornava cada vez mais presente e essencial na área da política.
Sendo assim o assunto a ser tratado nas próximas linhas será; o alcance dos valores ideológicos no embate político e na caracterização das posições em disputa, ou seja, como os marketeiros e políticos usavam a imagem e o predomínio de textos curtos a seu favor, a ponto de interferir e persuadir o eleitor psicologicamente para conseguir ganhar seu voto.
2 TRANSFORMAÇÃO DA POLÍTICA NA ERA DA COMUNICAÇÃO DE MASSA
Alcance dos valores ideológicos no embate político e na caracterização das posições em disputa:
Prioridade da imagem sobre o verbal:
A política contemporânea se estabelece numa estreita relação com a comunicação de massa. Ganha muita evidência comum ao fato de que grande parte da ação política se dá em relação com