Transformação com difusão
METALURGIA FÍSICA
Apresentação de Jessiana Avelar
Belém – 2011
DIFUSÃO ATÔMICA
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Difusão atômica é um processo de difusão através do qual o movimento aleatório termicamente ativado de átomos em um sólido resulta num transporte em balanço de átomos. Os átomos, em gases, líquidos e sólidos, estão em movimento constante e migram ao longo do tempo: Gases: movimentos atômicos relativamente rápidos; Líquidos: movimentos atômicos mais lentos (e.g. corante em água); Sólidos: movimentos atômicos restritos devido a forças de ligação atômica elevadas e à existência de posições de equilíbrio bem definidas. Contudo, vibrações atômicas de origem térmica permitem movimentos atômicos ainda que limitados. A maioria das reações em estado sólido, fundamentais em metalurgia, envolve movimentos atômicos (Sinterização para produzir materiais sólidos; aço pode passar por processos que incluam difusão (com carbono ou nitrogênio) para modificar suas propriedades).
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Os átomos apenas estão em repouso absoluto a -273ºC (zero absoluto). Acima dessa temperatura, os átomos começam a vibrar e saem de suas posições originais. À medida que a temperatura aumenta, esse movimento atômico torna-se mais intenso.
MECANISMOS DE DIFUSÃO
Para haver difusão atômica, duas condições devem ser atendidas: Deve haver uma região adjacente vazia; Os átomos devem ter energia suficiente para quebrar as ligações com os átomos vizinhos e, então, causar alguma distorção na rede durante o deslocamento. Tal energia é vibracional por natureza.
MECANISMOS DE DIFUSÃO
Em redes cristalinas existem três mecanismos de difusão atômica: a) Autodifusão; b) Substitucional ou por lacunas (vazio); c) Intersticial.
a)
b)
c)
TRANSFORMAÇÃO COM DIFUSÃO
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Migração de átomos através da rede cristalina. Para haver difusão