Transformaçoes Cíclicas e Gasosas
Neste trabalho abordaremos dois temas importantes para física, o primeiro é as transformações gasosas II, porém, diferentemente das transformações gasosas I que possuem suas variáveis de estado sendo pressão, volume e temperatura, agora vemos somente o ponto de vista energético dessas três variáveis e também veremos uma quarta transformação, chamada de adiabática. O outro tema será a transformação cíclica que é uma sequência de transformações gasosas na qual, ao final de cada transformação, o gás volta ao seu estado inicial de pressão, temperatura e volume, assim seu estado inicial coincide com o seu estado final.
DESENVOLVIMENTO
AS TRANSFORMAÇÕES GASOSAS II
Nas transformações gasosas II retornaremos aos mesmos conceitos das transformações gasosas I, porem analisaremos essas mesmas transformações de um ponto de vista energético e temos uma transformação acrescida às demais que é a transformação adiabática. Nas transformações gasosas I temos pelo menos uma das variáveis de estado (temperatura, volume, ou pressão) que se mantém constante durante um determinado processo.
TRANSFORMAÇÃO ISOTÉRMICA (TEMPERATURA CONSTANTE)
Uma transformação isotérmica nada mais é que uma transformação termodinâmica isto é que ocorre com a temperatura constante em um sistema fechado, este sistema que permite trocas de energia, mas não permite a toca de matéria, entre o sistema e seus “Vizinhos. Apenas a pressão e o volume do gás variam. Isto corriqueiramente acontece quando o sistema está em contato com um reservatório térmico exterior (banho térmico), e essa mudança ocorre lentamente o suficiente para permitir que o sistema se ajuste continuamente a temperatura do reservatório pelo meio de uma intensa troca de calor. Porém há controvérsias, um processo adiabático é um sistema onde não há troca de calor com o meio externo (Q = 0), em outras palavras, em um processo isotérmico, ΔT = 0, mas Q ≠ 0, Já que em um processo adiabático, ΔT ≠ 0, mas Q = 0.Em