Transformando a educação brasileira
KAVYN MORAES BARBOSA
Barra do Garças - MT, março de 2012.
Introdução
Para entender o real papel que a educação física exercer sobre as escolas brasileiras e como podemos mudar o atual objetivo devemos conhecer sobre a filosofia aplicada a educação física na qual é formadora de professores que são autônomos e que tentam passar a mesma visão crítica, sobre o que está acontecendo em meio à sociedade, para seus alunos. Por tanto devemos estudar esta disciplina em todo o contexto que a envolve.
A filosofia aplicada à educação física pode modificar o atual contexto da escola brasileira. Pois a filosofia é uma ciência humana que dirige o conhecimento à totalidade e aplicada à educação física a inclui no todo que a envolve.
Dentre as formas de conhecimento: filosófico, científico e religioso a filosofia é a mais completa, porque, busca o conhecimento da totalidade e tem como principal instrumento de estudo a razão. Assim esse conhecimento traz outro olhar para a educação física.
Ao refletir filosoficamente sobre o ensino da educação física deve-se relacionar suas características com as demais características do contexto em que está inserido. Porem atualmente nas escolas não é o que vemos, mais, sim alguns professores tentando realizar alguma mudança na educação física, da educação básica, refletindo sobre somente um parte da realidade.
Nossa sociedade é construída por várias culturas diferentes que corresponde às classes sociais. E a cultura dominante se impõe sobre as outras que num país capitalista com o Brasil é classe rica. E para manter a alienação sobre as outras classes criam instituições que possuem características apropriadas a cada campo de atuação específico, por exemplo, educacional, econômico e político. No campo de educação são as escolas usadas para fixar os princípios e valores que são considerados válidos na visão da classe rica.
No entanto as os conteúdos passados nas escolas atende aos