Transformando suor em ouro
Eu, como gosto de esporte (mas ando preguiçoso para praticá-los, vale ressaltar - pra ver se tomo juízo) tive uma leitura bem divertida com este livro. Tive curiosidade em saber como que um ex-jogador reserva conseguiu transformar a grande maioria dos times em que treinou em potências do esporte (principalmente o volei masculino).
O livro traz ensinamentos bem bacanas sobre alguns procedimentos que ele tomou durante seu treino (não, ele não fala nada sobre o episódio Ricardinho... embora ele seja bastante citado no livro - em 99% das vezes de forma positiva!).
O conceito principal do livro é pregar que é preciso suar muito e trabalhar mais ainda para obter seus resultados. E para motivar sua equipe, mesmo que esta esteja num nível de jogadores de seleção brasileira que já conquistaram tudo, deve-se esticar sempre a corda para deixá-los em uma zona desconfortável sempre. Entende-se por "zona desconfortável" a idéia de criar situações que façam com que sua equipe nunca pense que agora é "sentar e relaxar".
Algumas passagens são bem engraçadas, como a vez em que após a conquista de um título, ele fez com que os jogadores treinassem no dia seguinte, sem que fossem avisados sobre isso (eles achavam que era uma reunião apenas).
A roda da excelência, o Bernardinho que me desculpe, mas eu não consigo imaginar que ele consiga monitorar todos os conceitos que ele prega. A roda é uma adaptação do ciclo PDCA. São 11 conceitos como "liderança", "trabalho em equipe", "preserverança", "cumplicidade", etc.
Já a escala de valores é um "plus" da sua roda, com alguns novos conceitos. Mas tudo fica mais ou menos na mesma: foco na equipe.
Apesar do livro