Transformando indivíduos em membros de equipe
Introdução
Pessoas podem trabalhar num mesmo departamento ou área por anos, participar de comitês ou mesmo reuniões regularmente e, ainda assim, não fazerem parte de uma equipe. Há uma enorme diferença entre pessoas trabalhando juntas num projeto e todas elas apenas trabalhando ao mesmo tempo. Nas organizações ainda temos de forma mais expressiva, pessoas trabalhando ao mesmo tempo, mas não necessariamente juntas.
Ainda assim os apelos à atividade em grupo são constantes e convincentes. “Duas cabeças pensam melhor que uma ... A união faz a força ... A participação de todos garante resultados superiores”. Quem não conhece algum dito que enalteça a ação e resultado de um grupo?
Grupos existem em todas as organizações, equipes são raras ainda, embora ostentem essa denominação com freqüência. O futuro pertence a organizações baseadas em equipes.
Como distinguir um grupo de uma equipe?
Quando um grupo pode ser considerado uma equipe?
Pode-se considerar equipe ... um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada. A comunicação é verdadeira, opiniões divergentes são estimuladas. A confiança é grande, assumem-se riscos. As competências complementares dos membros possibilitam alcançar resultados; os objetivos compartilhados determinam seu propósito e direção. Respeito, mente aberta e cooperação são elevados. O grupo investe constantemente em seu próprio crescimento.
Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. Esse processo de auto-exame e avaliação é contínuo, em