Transformadores
Relatório II – Volume dos sólidos/densidade
Componentes:
Gabriel Ângelo de Melo
Ricarte Luiz da Silva Junior
Yasmim Silva Lima
Gustavo Dias de Oliveira
Igor Neves Garcia
Reily Tayrow Nunes dos Santos
Roxano Santos de Moraes
Pedro Henrique Coelho Fernandes
Professor: Wagner de Castro
Curso: Engenharia Elétrica – 2º Periodo
2014
1. INTRODUÇÃO
O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. Volume tem unidades de tamanho cúbicos (por exemplo, cm³, m³, in³, etc.).
A densidade é umas das propriedades que caracterizam uma substância, onde é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade é a razão da massa pelo volume de um corpo. Trata-se de uma propriedade física que permite a identificação de uma substância ou material.
A densidade dos sólidos nem sempre é maior que a dos líquidos e também as dos gases. Ou seja, para a medição da densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa e volume, onde a massa pode ser medida por uma balança. Os sólidos contém consistência muito alta na qual vai resultar uma grande quantidade de massa num volume pequeno, pois suas moléculas se encontram muito unidas uma das outras. E se tivermos densidades diferentes com o mesmo nível de água a maior densidade desloca no menor volume, pois tem mais massa em um volume pequeno. A densidade dos líquidos é medida, diretamente, através de densímetros, como os existentes em postos de gasolina. De acordo com as densidades, os produtos do petróleo podem ser classificados em leves (baixa densidade ou menos densos) e pesados (alta densidade ou mais densos).
2. OBJETIVOS
Calcular o volume dos sólidos
Calcular a incerteza do volume
Calcular a densidade dos sólidos
3. MATERIAL UTILIZADO
Paquímetro digital
Sólido retangular de madeira
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foram feitas cinco medidas dos lados A