Transformadores
2.3.1. OS COMPONENTES CONSTRUTIVOS
Basicamente, os transformadores contêm a parte ativa e os componentes complementares.
- Parte ativa
Esta parte está relacionada as bobinas, que são os enrolamentos do primário e do secundário e o núcleo ferromagnético. para que haja máxima eficiência de um transformador os fios devem estar devidamente prensados para que suportem as mais diversas condições climáticas que eles serão submetidas. Os enrolamentos são constituídos de fios de cobre esmaltados, estes enrolamentos podem ser caracterizados em BT(baixa tensão) e AT(alta tensão). O núcleo será constituído de lâminas de material ferromagnético dopado por silício que nesta dopagem irá ocorrerá excelentes características de magnetização, que irá desencadear em baixas perdas por histerese e que de acordo com a laminação irá minimizar as perdas por foucalt que são as correntes parasitas. 2.3.1.1. COMPONENTES COMPLEMENTARES
2.3.1.2. TANQUE
Servirá como o invólucro da parte ativa e do líquido isolante Nele encontramos os suportes para fixação em postes, ganchos e olhais de suspensão, tampa de inspeção, conector de aterramento, fios de passagem das buchas, placa de identificação, radiadores, dispositivos de drenagem e amostragem do líquido isolante, visor de nível do óleo, entre outras.
2.3.1.3. BUCHAS
São dispositivos que permitem a passagem dos condutores constituintes dos enrolamentos para o meio externo, que neste caso serão as redes elétricas. São constituídos de corpo isolante (porcelana), condutor passante (cobre ou latão), terminal (bronze ou latão) e vedações (borracha e papelão).
2.3.1.4. RADIADORES
O calor gerado na parte ativa se propaga pelo óleo, sendo dissipado na tampa e laterais do tanque. Em casos especiais (potência elevada e ventilação insuficiente) os transformadores são munidos de radiadores, que aumentam a área de dissipação, ou adaptados com ventilação forçada.
2.3.1.5. COMUTADOR É um