Transformadores
ALUNO: fulano
DISCIPLINA: RTS PROFESSOR: cicrano
TRANSFORMADORES
Tipos de Transformadores
Falhas em Transformadores
Proteção em Transformadores
Manutenção em Transformadores
TIPOS DE TRANFORMADORES
Os transformadores são classificados de acordo com a finalidade, o tipo, o material do núcleo e o número de fases são algumas das mais importantes.
Transformadores de corrente >
Transformador de corrente é um dispositivo que reproduz no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada. Os transformadores de corrente, também chamados de transformadores de instrumentos, utilizados em aplicações de alta tensão (situações essas onde circulam, frequentemente, altas correntes), fornecem correntes suficientemente reduzidas e isoladas do circuito primário de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medição, controle e proteção.
Tipos construtivos
São classificados de acordo com o modelo do enrolamento primário, já que o enrolamento secundário é constituído por uma bobina com derivações (taps) ou múltiplas bobinas ligadas em série e/ou paralelo, para se obter diferentes relações de transformação. Quanto aos tipos construtivos, os TCs mais comuns, são:
Tipo enrolado
Este tipo é usado quando são requeridas relações de transformações inferiores a 200/5. Possui isolação limitada e portanto, se aplica em circuitos até 15kV. Ocorre quando o enrolamento primário, constituído de uma ou mais espiras, envolve mecanicamente o núcleo do transformador.
Tipo barra
Transformador de corrente cujo enrolamento primário é constituído por uma barra, montada permanentemente através do núcleo do transformador.
Tipo bucha
Consiste de um núcleo em forma de anel (núcleo