Transformadores e circuitos retificadores
Relatório de Eletrotécnica
Transformadores e Circuitos Retificadores.
Salvador
2013
INTRODUÇÃO
TRANSFORMADORES E CIRCUITOS RETIFICADORES
O transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro e elevar ou diminuir tensões e correntes. Existem transformadores de diversos modelos, cada um com uma finalidade específica. Este equipamento vem sendo aplicado nos diversos ramos da eletrônica, como nos circuitos de geração, transmissão e distribuição de energia.
Um transformador é formado basicamente por um núcleo comum e dois enrolamentos: um primário que recebe a tensão de entrada, e outro secundário cuja saída fornece a tensão transformada. Seu princípio de funcionamento baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética definida nas leis de Faraday e Lenz.
Outro elemento responsável por adaptar tensão ou corrente ao circuito é o retificador. Este dispositivo propicia que uma tensão ou corrente alternada seja retificada, transformando-a, assim, em contínua. Existem vários tipos e processos de retificação, sendo o mais comum e simples a transformação de uma corrente senoidal em contínua. Para que este fenômeno ocorra faz-se o uso de um componente eletrônico chamado de diodo.
O diodo é um dispositivo que deixa a corrente circular em um sentido (o da seta do diagrama) e bloqueia o fluxo de corrente no sentido inverso, esta propriedade é chamada de propriedade retificadora do diodo.
Utilizando as bases teóricas estudadas em sala, a prática será realizada com a finalidade de compreendermos o funcionamento básico destes dois elementos citados acima. Explorando suas funções e aplicando os conhecimentos ainda imaturos a respeito de eletricidade e seus fenômenos.
OBJETIVOS
- Observar o funcionamento de um transformador abaixador de tensão, identificando seus enrolamentos (primário e secundário).
- Verificar e avaliar o