Transformadores isoladores
Esse dispositivos são normalmente transformadores com relação 1:1 que são usados para isolar cargas (separação galvânica) da rede de alimentação. A solução pode ser utilizada no caso da presença de harmônicas, como, por exemplo, 3ª ordem. De acordo com a figura seguinte, um transformador isolador ligado na configuração delta/estrela fará com que as harmônicas de 3ª ordem e suas múltiplas circulem pelo circuito em estrela, não permitindo que sejam transferindo para o circuito em delta, e com isso há confinamento dessa ordem da harmônica no circuito estrela.
Outra opção de uso de transformadores isoladores está na presença de harmônicas de 5ª e 7ª ordens muito presentes nos circuitos industriais trifásicos, principalmente pelo uso mais constantes de inversores de seis pulsos. Neste caso a pratica recomendada é usar transformadores isoladores com duplo secundário com defasagem de 30º na tensão, ou mesmo dois transformadores com ligações diferentes (delta/estrela e estrela/estrela).Desta forma as correntes de harmônicas são reduzidas pela defasagem, reduzindo significativamente sua influencia no circuito.
Naturalmente o uso desse artifício requer um estudo mais aprofundado, pois a característica do circuito deve satisfazer algumas condições, como, por exemplo, as cargas a serem alimentadas pelos transformadores com duplo isolamento serem todas trifásicas, os aspectos harmônicos serem de mesma características (aspectro harmônico), entre outros.
Transformador de fator K
Os transformadores possuem dois tipos de perdas internas, sendo as perdas no ferro devido a componentes magnéticos e as perdas no enrolamento causadas pela impedância do circuito. A presença de harmônicas em um circuito afeta diretamente as perdas no enrolamento do transformado e é calculada:
Pt=Pfh=1h=hmáxlh2h2
Em que:
Pt: é a perda total da corrente parasita
Pf: perda total na freqüência fundamental lh: corrente em um determinado índice de harmônica h: é o