Transformadores de Potencial
Função
Os transformadores de Potencial existem para que os equipamentos de medição e proteção possam funcionar adequadamente sem que seja necessária uma isolação dos equipamentos para a alta tensão da rede.
Características
Para reduzir a tensão da rede estes transformadores possuem muitas espiras no enrolamento primário e poucas no secundário.
Estes transformadores podem ser construídos para funcionar com óleo isolante entre as bobinas ou com epox.
Existem dois tipos de TPs, os indutivos e os capacitivos:
1. TP capacitivo
Os transformadores de potencial tendem a ter o tamanho proporcional à tensão da rede onde ele vai ser instalado. Isso acarreta em altos custos e em transformadores de grandes dimensões. Uma solução para isso são os TPs capacitivos, que possuem no primário, dois conjuntos de capacitores em série, fornecendo assim um divisor de tensão.
Esta capacitância porem interfere na tensão da saída ,sendo muitas vezes compensada colocando-se uma bobina em série com a bobina do primário.
Esta bobina possui resistência elétrica, esta resistência interfere no valor que se pode obter no secundário, então a solução encontrada é colocar uma alta tensão no secundário e depois transforma-la novamente para o valor desejado.
2. TP indutivo
Os TPs indutivos são divididos em 3 grupos:
Grupo 1 - projetados para ligação entre fases
Grupo 2 - projetados para ligação entre fase e neutro
Grupo 3 – projetados para ligação entre fase e neutro com aterramento ineficiente
O primário do TP é sempre ligado em paralelo com o circuito. Sua relação de transformação é sua própria constante de proporção, determinada pela ABNT a tensão no secundário do transformador de potencial deve ser de 115volts e a tensão no secundário tem polaridade oposta ao primário ,tendo sempre que for instalá-lo verificar sua polaridade.
Transformadores de Corrente (TCs)
Função
A função dos TCs é justamente reduzir a corrente à níveis compatíveis