Transformador
A maioria das cargas que causam deformações são conversores estáticos , os quais podem ser de grande potência e em pequena quantidade ou de baixa potência e em grande número. Alguns exemplos de cargas deformantes sâo:
- Lâmpadas fluorescentes, dimmers;
- Computadores;
- Eletrodomésticos (aparelhos de TV, microondas, fornos elétricos com controle eletrônico de potência, etc);
Efeitos em transformadores
Os transformadores são projetados para funcionamento em regime permanente, levando em consideração que as ondas de tensão e corrente serão perfeitamente senoidais.Porém, cada vez mais os transformadores estão sendo alimentados por ondas de tensão com considerável distorção harmônica ou alimentam cargas geradoras de harmônicos de corrente. Isso gera conseqüências que vão desde ruído audível até elevadas perdas nas impedâncias do transformador, o que causa sobreaquecimento fazendo que ocorra perdas devido ao efeito Joule nos enrolamentos, acentuadas pelo efeito pelicular. Perdas por histerese e correntes parasitas nos circuitos magnéticos, fazendo assim diminuir a vida útil do transformador.
Quanto maior for a perturbação no sistema (Harmônico de tensão) aumentam as perdas no núcleo enquanto que os harmônicos de corrente aumentam as perdas nos enrolamentos, quanto maior a freqüência da corrente injetada no transformador, maiores serão as perdas, e, conseqüentemente, maior o aquecimento nos seus enrolamentos, fazendo que o transformador fique saturado mais rapidamente, diminui a sua eficiência energética, e tem muita perda de energia.
Além disso, criam torques pulsantes (numa frequência diferente da gerada pelo alternador), geram vibrações e sobreaquecimentos nos enrolamentos de amortecimento. Devido o fato da reatância ser relativamente alta, a distorção harmônica total de tensão aumenta rapidamente com o acréscimo das correntes harmônicas.
Diminuir o efeito harmônico no transformador
Normalmente, para