Transformador
CAPÍTULO 2
TRANSFORMADOR 1. Introdução:
O transformador é uma máquina elétrica que altera níveis de tensões e correntes e funciona somente com corrente alternada. Fornece tensão alternada na faixa de 10 a 50V, que é uma faixa de tensão segura para o operador, e corrente até 1200A.
Um transformador é constituído, basicamente, por:
• núcleo de material ferromagnético (bom condutor de campo magnético); • bobina primária – enrolamento de fio de cobre encapado com verniz isolante. É por onde entra a energia no transformador. Constituído por “Np” espiras (voltas). • bobina secundária – enrolamento de fio de cobre encapado com verniz isolante. É por onde sai a energia do transformador. Constituído por “Ns” espiras (voltas).
NÚCLEO
BOBINA PRIMÁRIA
BOBINA SECUNDÁRIA
Np
Ns
(figura 1.1)
2. Transformador sem carga
Para simplificar a abordagem sobre o funcionamento do transformador, utilizaremos o modelo de transformador ideal, isto é, sem perdas. Ligando a bobina primária na rede (110V/220V), a corrente de magnetização – im(t) – circula na bobina primária gerando o fluxo magnético – φm(t).
φm(t) im(t) TENSÃO DA REDE 110V/220V
vp(t)
Np
Ns
vs(t)
(figura 2.1)
1/5
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA – SOLDAGEM
CAPÍTULO 2
O fluxo magnético ao atravessar as bobinas gera tensão induzida nas duas bobinas: • Na bobina primária: vp(t) = Np. dφm(t) dt dφm(t) dt (3) (1)
• Na bobina secundária: vs(t) = Ns.
(2)
Da equação (1), temos:
vp(t) dφm(t) = Np dt vs(t) dφm(t) = Ns dt
Da equação (2), temos:
(4)
As equações (3) e (4) são equivalentes: vp(t) Np = vs(t) Ns
vp(t) vs(t) dφm(t) = = Np Ns dt
(5)
Da equação (5), obtemos:
Utilizando os valores eficazes de tensões:
Vp Np (6) = Vs Ns (Relação fundamental da tensão)
Simbologia:
(figura 2.2) Onde: Vp - tensão aplicada à bobina primária (valor eficaz) Vs - tensão obtida na bobina secundária (valor eficaz) Ip - corrente na