Transformador, Fusivel e Contator
Os transformadores alteram a voltagem da energia elétrica. São duas bobinas enroladas em torno de um quadro metálico, o núcleo.
Os transformadores são utilizados em vários equipamentos do nosso cotidiano, como por exemplo, nas instalações elétricas, e em equipamentos que utilizam como principio de funcionamento a eletricidade.
É importante, tanto para segurança quanto para o bom funcionamento dos aparelhos elétricos, que a tensão que sai da usina geradora de energia elétrica e a tensão que chega até as residências sejam relativamente baixas. Para que se eleve a tensão é utilizado também o transformador.
O transformador é um dispositivo que não tem partes móveis, e não funciona com corrente contínua.
O transformador é formado basicamente por duas bobinas com diferentes números de espiras, enroladas em um mesmo núcleo de ferro. O enrolamento primário está ligado a um gerador de corrente alternada e o enrolamento secundário está ligado a uma resistência.
Funcionamento:
Quando ligamos uma corrente alternada no enrolamento primário é produzido um campo magnético que é proporcional ao número de voltas do fio em torno do metal e a intensidade da corrente aplicada. O fluxo magnético que é produzido chega ao núcleo do braço metálico e sem encontrar resistência chega ao enrolamento secundário.
Após chegar ao enrolamento secundário, por indução eletromagnética, cria-se uma corrente elétrica que tem variação de acordo com corrente do enrolamento primário e também com o número de espiras dos dois enrolamentos.
Fusível
O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.
Esses curtos-circuitos podem causar incêndios, explosões ou danos a alguns equipamentos do circuito, os fusíveis são bastante usados nos eletrodomésticos.
Alguns fusíveis são feitos de uma pequena