transfiguração de jesus
Abraão nosso pai na fé, foi chamado por Deus para por-se a caminho, sair de sua terra natal, ( desestabilizar-se e ir a uma terra desconhecida – caminhar... sem saber o que lhe ir a um lugar desconhecido... deixando sua segurança dispor-se a uma nova experiência. Sem saber o lhe espera. Põe-se a caminho sem saber o que lhe espera. Apenas tem a palavra: Uma terra, fértil. É uma promessa sem garantias. Mas vai ...
Seu estilo de vida é de um pastor. Comum naquele tempo, nômade. Esta experiência se encontra nas famílias. É necessário romper a segurança e sair de sua comodidade e ir ao desconhecido apontado por Deus sem garantia, somente a promessa
A segunda leitura nos fala que devemos assumir a missão de servir à Palavra não pode sucumbir às dificuldades nem manifestar-se timidamente.
A missão de servir à palavra não pode sucumbir às dificuldades nem manifestar-se timidamente.
A missão de Timóteo e de cada um e uma de nos que seguimos a Jesus, o Salvador, é anunciar de modo permanente e corajoso, esse projeto salvador de Jesus Concebido desde toda a eternidade e revelado plenamente em Jesus Cristo. A narrativa da transfiguração de Jesus este ligadada de elementos sim simbólicos teologicamente muito significativos.
VimoaJesus subindo A montanha com Pedro, Tiago e Jooão. Todos participam de uma experiência mística inédita. Moisés e Elis também se fazem presentes e dialogam com Jesus.
É importante q que a tradição judaica seja respeitada e aprofundada agora em novo contexto. ... assim a montanha tem um significado especial de manifestação de Deus. Basta lembrar o dom da Lei de Deus a Moisés no monte Sinai.
Também a expressão “seis dias depois. Bem como Lemos em Ex. quando Moisés subiu montanha a presença da nuvem cobriu o monte. A glória do Senhor pousou sobre o monte Sinai cobriu durante seis dias. Assim vimos que há uma estreita relação entre a transfiguração de Jesus e a experiência de Moisés.
Moisés e Elias