Transferência de Movimento
TRANSFERÊNCIA DE
MOVIMENTO
1 FILTRAÇÃO
1.1 CONCEITOS E FUNDAMENTOS
A filtração é uma operação unitária que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluída (líquida ou gasosa), passando esta última através de um meio permeável e poroso.
Ao meio poroso e permeável dá-se o nome de filtro. Este retém o resíduo sólido e pode ser uma membrana, uma peneira ou qualquer outro material que retenha as partículas a serem separadas devido a uma diferença, normalmente de granulometria. O fluído que passa através do filtro designa-se filtrado.
Fatores que influenciam a filtração:
1.2 APLICAÇÕES
A água é habitualmente filtrada para ser ingerida. O ar é frequentemente filtrado para ser respirado, até mesmo o aspirador de pó que utilizamos para limpar a casa age devido a um processo de filtração. Os alimentos e bebidas como o café, por exemplo, são filtrados para serem consumidos. Óleos, fluidos e combustíveis são necessariamente filtrados para moverem nossas máquinas e veículos.
Fonte: http://infoescola.com
Fonte: http://casa. hsw.uol.com.br
Dentre os principais segmentos e aplicações, destacam-se:
INDÚSTRIA QUÍMICA: beneficiamento de soluções a base de hidróxidos, silicatos, cáusticos, etc.
EFLUENTES: indústrias cerâmicas, metalúrgicas, siderúrgicas, de vidros, mármores e granitos. Processos de galvanização, fosfatização, decapagem, lavagem de gases, etc.
LODOS SANITÁRIOS: estações de tratamento de esgoto primário ou secundário, etc.
POLPAS INDUSTRIAIS: extratos, pigmentos, corantes, etc.
Uma infinidade de produtos e subprodutos, como tintas, vernizes, resinas, adesivos, lubrificantes, solventes, entre muitos outros, são obrigatoriamente filtrados para serem utilizados.
A filtração é indispensável para separar componentes, para eliminar impurezas, para estabelecer a qualidade do produto final e garantir a nossa qualidade de vida.
1.3 EQUIPAMENTOS
Conhecemos alguns tipos de filtros básicos, a exemplo