Transferência de Aprendizagem
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
APRENDIZAGEM MOTORA
Transferência de Aprendizagem
Apresentação
Este é um trabalho que trata sobre Transferência de Aprendizagem, sua importância e seus desdobramentos. O trabalho vai estar organizado da seguinte forma: no primeiro momento trataremos dos conceitos básicos, o que é transferência; por que ela é importante; como sabemos que ocorreu transferência; as condições que a afetam; na sequência abordaremos transferência bilateral e a implementação do treinamento da transferência bilateral; fecharemos a abordagem com a explanação sobre como o potencial de transferência de aprendizagem no ensino pode ser maximizada pelo instrutor de habilidades motoras. O trabalho ainda consta de bibliografia utilizada para elaboração do trabalho em tela.
O que é Transferência ?
Nos dias atuais, cada vez mais aumenta o número de pessoas querendo melhorar a sua capacidade de desempenhar com eficiência uma habilidade motora, adquirida por meio da prática em um determinado momento, para uma nova situação em que ela for exigida. Isto é, aqueles que possuem experiências anteriores em certas habilidades motoras, possuem uma vantagem na rapidez com que se aprende uma nova tarefa semelhante. Um indivíduo que conheça bem o tênis será capaz de aprender squash mais rápido do que alguém que nunca teve uma vivência com o jogo de tênis (MAGILL, 1984). Tanto o tênis quanto o squash são jogados com uma raquete; em ambos, a bola tem que tocar o solo; e em ambos, você se movimenta e se posiciona para bater em uma bola em movimento.
Esse exemplo evidencia um conceito muito importante da área de Aprendizagem Motora conhecido como transferência de aprendizagem, em que cada vez mais, a prática de uma determinada tarefa tem sido valorizada para o processo de aprendizagem de uma nova tarefa, de maneira que esta prática seja otimizada e eficiente. Segundo Magill