transferencia de eletrons
Química Inorgânica
Ana Maria da Costa Ferreira
Aula 8 –
Processos redox.
Transferência de elétrons.
2014
Justificativas ou Motivação:
Primitivamente, o homem usava o fogo / combustão como fonte de energia.
Com o desenvolvimento e o progresso da humanidade, novas formas de energia foram sendo utilizadas: eólica, hidrelétrica, nuclear, solar, etc., que exigem dispositivos mais sofisticados.
Um dos maiores problemas no mundo atual é a ENERGIA (onde conseguir, fontes renováveis de energia, métodos que barateiem a energia, transformações de energia (ex.: energia solar em energia elétrica ou química), métodos que não gerem produtos poluidores (como compostos orgânicos voláteis, CO, Nox), etc.
Em muitos casos, os esforços concentraram-se não desenvolvimento de veículos/dispositivos movidos a energia elétrica (através de baterias ou células de combustível) ou energia solar.
Células de combustível nova opção tecnológica a célula a combustível utiliza o hidrogênio e o oxigênio para gerar eletricidade, ou seja, é uma espécie de bateria elétrica. Ela é vista como um possível futuro das baterias de celulares, notebooks, mp3 players, e outras aplicações.
- tem tecnologia mais limpa, pois não produz íons de metais pesados,
- produz simplesmente água, se o combustível for hidrogênio e oxigênio;
- ou produz água e CO2, se alimentada com metanol e oxigênio.
Numa bateria ou pilha comum, o eletrólito condutor de eletricidade é uma solução líquida, enquanto na célula a combustível do tipo PEM (do inglês Próton Exchange
Membrane), ele é um polímero.
A célula a combustível do tipo PEM utiliza uma membrana polimérica condutora de prótons em uma superfície de carbono que contém nanopartículas de um metal nobre (platina e/ou rutênio), o catalisador (ou facilitador) da reação. O sistema é fechado com as placas de grafite (carbono) que atuam como distribuidores dos combustíveis reagentes e como coletores da corrente elétrica