Transferencia de Calor
Tem os objetivos de remover as tensões residuais internais, diminuir a dureza, aumentar a ductilidade, regularizar as textura bruta de fusão, eliminar finalmente, todas e quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos que tenha sido submetidos.
A microestrutura é a normal,ou seja, ferrita + perlita aço hipoeutetoide e perlita e cementita aço hipereutetoide e perlita aço eutetóide.
O resfriamento é feito dentro do forno, resultando uma granulação grosseira.
Recozimento para alivio de tensões o aquecimento é feito a temperatura abaixo da zona crítica. Seu objetivo é apenas aliviar as tensões originadas em processos de conformção mecânica, soldagens, corte por chama, usinagem, etc
Normalização seus objetivos são idênticos ao do recozimento, com a diferença que procura-se se obter uma granulação mais fina e portanto propriedades mecânicas melhores.
O resfriamento é mais rápido feito ao ar.
Têmpera e Revenido o objetivo fundamental da têmpera é obter uma estrutura martensítica, aonde exige um esfriamento muito rápido de modo a evitar-se a transformação da austenita em seus produtos normais.
O Revenido visa corrigir os excessos da têmpera, o em particular, diminuir as tensões e corrigir a excessiva dureza e conseqüente a fragilidade do material, melhorando sua ductilidade e resistência ao choque.
Tratamentos termoquímicos
Cementação consiste na introdução de carbono na superfície de aços de baixo teor carbono. O processo é seguido por têmpera.
A temperatura de aquecimento é feita na zona crítica, mais especificamente entre 900 e 950ºC para que a estrutura austenitica esteja em condições de dissolver e absorver carbono.
A têmpera posterior produzirá a estrutura martensítica na camada enriquecida de carbono.
A profundidade de carbono depende da temperatura, do tempo à temperatura, da concentração de carbono; o teor de carbono decresce, à medida que se penetra em profundidade.
Antes da cementação os aços devem ser normalizados para