Transfer ncia de Massa
Transferência de massa é a massa em transito como resultado da diferença de concentração de uma espécie em uma mistura. A transferência de massa de gases e vapores é um fator primário na evaporação e na distribuição.
Difusão
Chama-se difusão à migração de átomos ou íons através da rede cristalina, ou seja, ao transporte de matéria através da matéria. É um processo ativado termicamente, relacionado com a agitação térmica, e a distância de migração resultante do movimento dos átomos pode ir desde uma distância Inter atômica (0,3 mm) até valores relativamente superiores.
Difusão Mássica
Líquidos;
Sólidos;
Gases;
Exemplos de processos de difusão em gases, líquidos e sólidos, incluem o óxido nitroso da descarga de um automóvel no ar, oxigênio dissolvido na água e hélio no Pyrex.
Meio de difusão
Como ocorre
Difusão em Gel
Perda de massa para fora do gel e difusão da massa para o gel.
Difusão em Gases
Junção de gases de maneira uniforme e espontânea. O estabelecimento da igualdade de concentrações ao fim de um determinado tempo resulta do movimento molecular aleatório em todas as direções do espaço.
Difusão em Líquidos
Contato íntimo e próximo entre as moléculas aumentando as colisões e a resistência à difusão, o que provoca a lentidão na difusão entre os líquidos.
Lei de Fick
É apresentado o mais simples sistema de difusão e mostra a difusão de átomos de um gás através de uma placa metálica, para a qual as concentrações do componente em difusão em ambas as superfícies da placa são mantidas constantes.
O fluxo J do átomo que se difunde, é positivo da esquerda para a direita, pois a espécie em difusão se move de uma região de alta concentração para uma região de menor concentração, ao longo de uma distância.
O fluxo J é definido como a quantidade de massa que passa através de uma área unitária perpendicular à direção do fluxo por unidade de tempo.
J = m/ At
Nesse caso, as concentrações são constantes, a gradiente de