Transf. confiaveis de dados
Departamento de Processamento de Dados - DPD
IN114 – Tecnologias de Rede e Internet
Resumo: Transferência Confiável de Dados
Um dos maiores problemas da transferência de dados entre hospedeiros numa rede é a questão relacionada à transferência confiável de dados.
Na figura abaixo, vemos dois cenários:
a. A abstração do serviço oferecido às entidades das camadas superiores como sendo um canal confiável através do qual os dados podem ser transferidos. Com um canal confiável:
Nenhum dos dados é corrompido (trocado de 0 para 1 ou vice-versa)
Os dados não são perdidos
Os dados são entregues na ordem em que foram enviados
Este é o modelo de serviço que o TCP oferece às aplicações da Internet que optam por ele.
É responsabilidade de um protocolo confiável de transferência de dados implementar essa abstração de serviço. A tarefa é dificultada pelo fato de que a camada abaixo do protocolo de transferência confiável de dados poder ser não confiável.
b. As interfaces de comunicação entre o protocolo de transferência confiável de dados entre a camada superior e o meio não confiável de transmissão de dados (camadas inferiores).
Os lados remetentes e destinatários terão que transmitir pacotes em ambas as direções (transmissão full-duplex). Sendo assim, além de trocar pacotes de dados, os lados também precisarão trocar pacotes de controle entre si.
1
Para discutir e entender os mecanismos de uma transferência confiável, consideraremos um canal de comunicação em que os bits de um pacote podem ser corrompidos. Esses erros de bits ocorrem normalmente nos componentes físicos de uma rede enquanto o pacote é transmitido, propagado ou armazenado.
Pacotes de reconhecimento
Assim como em uma conversa, em que uma pessoa dita uma mensagem para outra anotar, a que recebe a mensagem se manifestará com reconhecimentos positivos (“ok, pode continuar”) e reconhecimentos negativos
(“Repita, por favor”). Essas