Transexualidade
O que define este diagnóstico é uma concepção normativa dos sistemas de sexo-género, a qual se converte em um sistema regulador da sexualidade. Discutem-se as possibilidades de uma reflexão crítica na psicanálise que permita o descolamento da transexualidade deste território normativo da patologização. Sendo este a condição em que uma pessoa identifica como sendo do género oposto ao sexo reflectido pelo corpo (sexo psicológico ao sexo biológico).
TRANSEXUALIDADE
Transexualidade é tema que gera muitas polémicas. Significa, em síntese apertada, "divergência entre o fenótipo e genótipo", aponta para "a condição sexual da pessoa que rejeita sua identidade genética e a própria anatomia de seu género, identificando-se psicologicamente com o género oposto."
Transexualismo é a condição em que uma pessoa se identifica como sendo do género oposto ao sexo reflectido pelo corpo (sexo psicológico oposto ao sexo biológico). Um transexual female-to-male (FTM, homem transexual) é uma pessoa que sente que o seu género é masculino, embora tenha nascido com corpo feminino e um transexual male-to-female (MTF, mulher transexual) é uma pessoa que sente que o seu género é feminino, embora tenha nascido com corpo masculino.
A discussão sobre transexualidade parte, como regra, do discurso essencialista, onde só tem lugar o "transexual verdadeiro", construído pelo saber médico, e, apenas nesta medida, percebido pelo direito. É de se ter, todavia, que a noção de transexualidade verdadeira precisa ceder em nome das conquistas da antropologia. Do contrário ver-se-á no