Transesterificação
ALUNOS:-----
PROFESSOR: -------
DISCIPLINA: Físico-Química
Introdução
Com o aumento da emissão de gases tóxicos, poluindo o meio ambiente e causando danos a saúde das pessoas, começaram a pesquisar e desenvolver fontes de energia renováveis, o biodiesel e um bom exemplo disso. O biodiesel foi objetivo, alem da preservação ambiental, econômico. A possível exaustão das reservas minerais e prolíferas mundiais, já preocupa as grandes potencias, e para que não ocorra um desabastecimento energético generalizado, pois isso a necessidade de novos combustíveis limpos e renováveis.
Porém um dos pontos negativos desse produto é que seu custo é quase o triplo do biodiesel derivado de matéria orgânica.
Aqui no Brasil o biodiesel é misturado com o diesel comum. Cerca de 2% da mistura composta por biodiesel. Este fato fez com que o preço do diesel quase dobrasse.
Empresa de transportes urbanos e principalmente, as indústrias automobilísticas utilizam a energia proveniente da combustão desse combustível, para movimentar motores, maquinas e outros. Apesar de todas as vantagens do biodiesel e dos biocombustíveis em geral, o seu uso ainda é pequeno devido ao alto custo.
O processo de produção do biodiesel é composto por várias etapas: A preparação da matéria prima, a reação de transesterificação, separação das fases, recuperação e desidratação do álcool, destilação da glicerina e purificação do combustível originado.
A transesterificação é o processo no de ocorre a transformação do óleo vegetal em biodiesel. E esse é o processo que abordaremos detalhadamente neste trabalho.
Transesterificação
Os ésteres de moléculas maiores constituem os óleos e gorduras, tanto de origem vegetal como animal. Ésteres de moléculas muito grandes aparecem nas ceras vegetais e no organismo dos animais. Quimicamente, os óleos e gorduras animais e vegetais consistem de moléculas de triacilglicerideos, as quais são constituídas de três ácidos graxos de cadeia