Transdutores de temperatura
TIPO TDT
INTRODUÇÃO. Transdutores de temperatura TDT são os dispositivos com os quais se pode converter a variação de valor ôhmico de um sensor térmico num sinal proporcional de corrente contínua.
O sinal serve para ativar instrumentos indicadores convencionais de bobina móvel, indicadores digitais de temperatura IDT-200 , registradores de temperatura centros de controle e processamento de dados
Do ponto de vista elétrico, os transdutores TDT foram especialmente concebidos para atender as severas condições de surtos de tensão normalmente presentes nas subestações elétricas e usinas geradoras.
Do ponto de vista mecânico, foram projetados para garantir grande robustez e resistência a choques e vibrações, o que os torna apropriados para instalação direta em grandes transformadores e geradores, ou qualquer aplicação sujeita a solicitações mecânicas rudes. Estão disponiveis na versão gabinete de aço com pintura eletrostática cinza escura (fig.2)
CARACTERÍSTICAS.Circuitos estáticos de precisão, com elevada resistência aos surtos de tensão e grande robustez construtiva. A cuidadosa seleção dos componentes e o rigoroso controle de qualidade asseguram a confiabilidade do produto.
O transdutor é um aparelho com saída de corrente constante, de modo que ficam automàticamente compensadas as eventuais variações da resistência total do circuito de saída.
Desta forma, fica mantida a precisão até o limite máximo da carga admissível para cada tipo de transdutor. A variação da resistência dos cabos piloto que alimentam a carga, ou a modificação da quantidade e tipo dos instrumentos alimentados pelo transdutor, não influenciam a precisão, desde que permaneça respeitado o limite máximo da carga especificada para o transdutor.
Neste ponto, é importante observar que a corrente de saída do transdutor cresce com o aumento da resistência ôhmica do sensor. Caso ocorra uma das seguintes situações:
-Energização do transdutor com os condutores