Transações imobiliarias
.
1.1 – ESCOLHA DO LOTE OU TERRENO
- É importante levar em consideração alguns itens como:
Localização
Edificações vizinhas
Posição em relação ao Norte
Situação topográfica do lote (feito pelotopógrafo)
Afastamentos exigidos pela prefeitura(Uso do Solo)
Índice de ocupação (Uso do Solo)
Resistência do solo (Projeto de Fundação)
1.2 – COMPRA DO LOTE - Certificar-sede que toda a documentação está correta e passar imediatamente a escritura para o nome do comprador.
1.3 – CONTRATAÇÃO DO ARQUITETO
- É de fundamental importância a contratação deste profissional, até mesmo antes da negociação do lote, quando ele poderá orientar na escolha e adequação do terreno.
1.4 – ENCOMENDA DO PROJETO -
Antes de dar início ao projeto de arquitetura, é necessário uma conversa detalhada entre o cliente e o arquiteto. Neste momento o arquiteto solicitará ao cliente o Uso do Solo, fornecido pela Prefeitura e o Levantamento Topográfico, que deverá ser executado por um topógrafo. Nesta etapa o profissional colherá dados do cliente, conhecerá suas necessidades e expectativas, para a elaboração do Programa de Necessidades, colhendo todas as informações necessárias para dar início à fase, a qual chamamos de Estudo Preliminar.
1.5 – ESTUDO PRELIMINAR - A partir do momento em que o arquiteto fica ciente dos objetivos e necessidades de seu cliente, começa a elaboração de um croqui, ou melhor,de um esboço, que dará início a nova fase, denominada de Anteprojeto.
1.6 – ANTEPROJETO - É o projeto desenhado,seguindo todas as normas do desenho técnico e da ABNT.
1.7 – PROJETO FINAL - Logo após a aprovação do projeto pelo cliente, o arquiteto passa a finalizá-lo, incluindo todos os desenho necessários para a aprovação na prefeitura e no CREA.
1.8 – CREA - O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é o órgão onde o arquiteto registra um documento denominado ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, no qual assume total