tranco
Saúde
Terapia
A terapia estuda e coloca em prática os meios necessários para aliviar ou curar os doentes. Radioterapia, braquiterapia, aplicadores e radioisótopos são exemplos de terapia.
A Radioterapia consiste em eliminar tumores malignos (cancerígenos) utilizando radiação gama, raios X ou fontes de elétrons. O princípio básico é eliminar as células cancerígenas e evitar sua proliferação, e estas serem substituídas por células sadias. O tratamento é feito com aplicações programadas de doses elevadas de radiação, com a finalidade de “matar” as células alvo e causar o menor dano possível aos tecidos sadios intermediários. Como as doses aplicadas são muito altas, os pacientes sofrem danos orgânicos significativos e ficam muito debilitados. Por isso são cuidadosamente, acompanhados por terapeutas, psicólogos, apoio quimioterápico e de medicação.
A radioterapia destrói o tumor, absorvendo energia da radiação. Os irradiadores, denominados de bomba de cobalto, nada mais são que uma fonte radioativa de cobalto-60 utilizada para tratar câncer de órgãos mais profundos. As fontes de césio-137, já foram bastante utilizadas na radioterapia, mas estão sendo desativadas, pois a energia da radiação gama emitida pelo césio-137 é relativamente baixa. Graças à radioterapia, muitas pessoas com câncer são curadas hoje em dia, ou se não, têm a qualidade de vida melhorada durante o tempo que lhe resta de vida.
A Braquiterapia é um tratamento com elemento radioativo “perto” dos tecidos e em locais