TRAMPPO
TIPOS DE PROCESSOS
As tecnologias utilizadas para descontaminação e destinação de lâmpadas com mercúrio, mais usadas em várias partes do mundo, envolvem basicamente duas fases: A primeira é a descaracterização ou esmagamento da lâmpada, e a segunda, a sublimação do mercúrio.
A partir destas duas fases, foram desenvolvidos vários processos, desde a moagem simples e destinação para aterros, até aqueles que fazem a separação de todos os elementos constituintes.
Moagem Simples
O processo de moagem simples realiza apenas a quebra das lâmpadas em um ambiente controlado, que pode ser um tambor metálico, utilizando-se um sistema de exaustão para a captação dos resíduos fugitivos existentes nas lâmpadas. A adoção deste tipo de tecnologia enfrenta grande resistência por parte das empresas, pois não faz a retirada do mercúrio e os resíduos gerados no processo são destinados para aterros.
Moagem com tratamento químico
O processo de moagem com tratamento químico não é muito utilizado e enfrenta resistências. Ele consiste na moagem da lâmpada e todo o material resultante é lavado, separando-se vidro e metais. O líquido obtido com a lavagem, contendo o mercúrio e pó de fósforo, é, então, filtrado ou precipitado, separando-se o pó fosfórico. Uma das desvantagens apontadas do processo é o risco que a associação água/mercúrio oferece, exigindo tratamento posterior.
Moagem com tratamento térmico
Este é o processo utilizado em várias partes do mundo e envolve basicamente duas fases: Fragmentação da lâmpada, com separação do pó fosfórico e sublimação do mercúrio, através de aquecimento e resfriamento. Daí o nome “Tratamento Térmico”. Quando executado da forma correta é uma boa opção para descontaminação de lâmpadas fluorescentes.
Tecnologia Tramppo
Esse processo foi totalmente projetado e desenvolvido pela empresa, permitindo a separação dos componentes da lâmpada: vidro, terminais de alumínio, pó fosfórico e mercúrio. O princípio da separação é tornar todos os