Trama e texto (lucídio bianchetti) resumo
2. Lucídio Bianchetti
É formado em Pdagogia, com habilitação em Orientação Profissional e especialização em Ensino de Ciências. É mestre em educação pela PUC/RJ e doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP. Atuou no ensino fundamental e médio no Rio Grande do Sul e como professor universitário na UPF/RS e na UEM/PR. É professor adjunto de Ciências da Educação na UFSC, onde coordena o programa de pós-graduação em Educação. É autor de numerosos artigos publicados em revistas e livros, bem como organizador de diversas coletâneas.
3.Resumo da obra:
INTRODUÇÃO
Dentro das ciências existe uma corrente cujo posicionamento diante das realidade humana faz-se por adotar modelos ou fórmulas estáticas como em matemática. Trata-se de um positivismo ortodoxo, uma abordagem metodológica que atribui ao pesquisador uma certa tranqüilidade diante de seu objeto de pesquisa. Em relação às ciências humanas, porém, o pesquisador deve ser cauteloso ao adotar posições semelhantes, uma vez que uma análise do ser humano em toda sua complexidade torna-se inviável sob a ótica de fórmulas e parâmetros. Em conseqüência a posição de pesquisador passa de tranqüila a conturbada. Aí insere-se o trabalho do educador. Existe a tendência maniqueísta de separar o conteúdo da forma, a informação de sua ferramenta educativa, o ler do escrever. Acredita-se que ao professor de história, por exemplo, cabe ensinar o conteúdo, fatos históricos, etc., e ao professor de língua portuguesa a forma. Não percebe-se, contudo, que esses são elementos indissociáveis. Ler e escrever constituem uma perspectiva muito mais ampla.
"Hoje, na função de professor de metodologia da pesquisa, consigo entender a luta (tantas vezes inglória!) dos professores de língua portuguesa. Seu maior desafio é de que todo e qualquer professor de toda e qualquer disciplina, ao corrigir uma