Trama política
* As alternativas de saída do neoliberalismo coloca um problema que não se resolve apenas no plano da economia, mas no da política * Políticas neoliberais se sustentam devida a existência de uma correlação nacional e internacional muito difícil de neutralizar * Devemos fugir do erro que afirma que o imperialismo é invencível * Observar processos emancipatórios, que tem conseguido sustentar políticas econômicas e sociais inspiradas em valores e projetos antagônicos ao imperialismo.
A trama política
O tema trama política trata justamente de como o poder dominante manipula.
Quando houve a Grande Depressão, ocorreu inúmeros desempregos. Assim surgiu o paradigma keynesiano. Ele visava a criação de inúmeros empregos para poder haver a estabilidade monetária e a valorização financeira. E o erro está justamente aí pois não é apenas no plano econômico que se deve investir e sim na criação de políticas públicas, visando os valores como justiça, democracia, bem estar público e o crescimento econômico. Pois a saída do neoliberalismo para o pós-liberalismo está no plano político.
E infelizmente o que interfere para que essa saída não aconteça são as fortes relações internacionais muito difíceis de serem neutralizadas que acontecem através da globalização. Desfavorecendo sempre as classes mais populares. Como no caso da América Latina, pois os EUA com suas forças militares interferiam com seu poder de dominação. Mas isso não significa que é impossível se libertar do neoliberalismo porque há vários casos, como em Cuba, por exemplo, onde a meio século resiste ao imperialismo estadunidense. O mundo pode sim ser reconstruído de outra maneira. E as derrotas não significam que as lutas devam parar. Infelizmente existem outras maneiras, tirando o militarismo, a sua atual forma é a manipulação pela