Trajetória jcpm
A história do Bompreço começou em 1935, com uma pequena loja de alimentos estabelecida por Pedro Paes Mendonça em Serra do Machado, município de Ribeirópolis, no interior de Sergipe. Era uma mercearia pequena, porém com um sortimento adequado para as necessidades da população local. Estava lançada a semente de uma grande rede de supermercados que viria a chamar-se Bompreço.
Ainda em Serra do Machado, nasceu João Carlos Paes Mendonça, filho de Pedro e Maria Paes Mendonça, que iria liderar a empresa a partir de 1959. João Carlos Paes Mendonça aprendeu com o pai o ofício de vender, observando como ele atendia os clientes e se antecipava a suas expectativas.
Cada vez que o sucesso parecia definitivo, Paes Mendonça iniciava a construção de algo maior, num eterno recomeçar. Quando seu primeiro armazém em Aracaju já se tornara um próspero negócio, resolveu abrir uma filial em Propriá, no interior sergipano.
Anos depois, em 1965, com uma posição social invejável em Sergipe, largou tudo para dar aquele que seria o maior e mais arriscado passo de sua carreia: a mudança para o Recife com o objetivo de abrir o primeiro supermercado. A empresa chegou ao Recife, capital pernambucana, inaugurando em 2 de julho de 1966, no bairro da Casa Amarela, o primeiro supermercado com a marca Bompreço. Nos anos seguintes foram abertas várias outras lojas, estabelecendo-se a rede Bompreço de supermercados e hipermercados.
Na década de 1970 a rede começou a se expandir e, não apenas em Pernambuco, abriu supermercados e hipermercados em outros estados do Nordeste, utilizando o slogan: Orgulho de ser nordestino.
O empresário viveu practicamente para o comercio e para fortalecer e tornar o Bompreço uma referencia no varejo brasileiro. Porém, para atingir os seus objetivos, teria que atravessar diversos objetivos, enfrentados por todos aqueles que decidem fazer negocios no Brasil, como: excesso de burocracia, de impostos e de