Trajetória do serviço social no brasil
SERVIÇO SOCIAL
LOUZÂNGELA NAIARA MARTINS DE OLIVEIRA SILVA
resenha crítica
Trajetória do Serviço Social no Brasil
IPORÁ
2011
LOUZÂNGELA NAIARA MARTINS DE OLIVEIRA SILVA
RESENHA crítica
Trajetória do Serviço Social no Brasil
Trabalho interdisciplinar individual, realizado sob orientação do corpo docente do curso de Serviço Social da UNOPAR, para obtenção de avaliação de aprendizagem no segundo período.
Prof: Marcia, Adarly, Lisnéia, Sergio.
IPORÁ
2011
SUMÁRIO
Introdução4
Reconstrução Histórica do Serviço Social5
A Busca de Novas Bases de Legitimidade do Exercício Profissional8
Conclusão10
Bibliografia11
INTRODUÇÃO
O serviço social é uma profissão dinânica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial. Tal “revolução”facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto o concorrencial para adquirir seu éstagio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária. Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases que estruturam o Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvimentista pela Igreja Católica.
1. RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS RELAÇÕES COM AS CLASSES SOCIAIS
O serviço social, enquanto profissão criada para cumprir determinadas tarefas na sociedade capitalista, carrega no seu interior contradições e antagonismo que se explicitam na análise de sua trajetória histórica de pratica com as classses sociais. Assumindo a intermediação entre o poder institucional que executa as politicas oficiais e a populacão “receptora”, o serviço