Trajetória do Serviço Social no Brasil
TRAJETÓRIO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado a portfólio individual da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Adarly Rosana Goes, Sérgio de Goes Barboza, Lisnea Rampazzo, Márcia Bastos.
Piripiri
2011
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO....................................................................................................... 4
2- DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 5
3- CONCLUSÃO......................................................................................................... 8
4- REFERÊNCIAS........................................................................................................ 9
INTRODUÇÃO
“Trajetória do serviço social no Brasil (RAICHELES, Raquel. Legitimidade Popular e Poder Público. São Paulo. Cortez. 1988.)” Traz um conjunto de idéias sobre o surgimento do serviço social no Brasil, explica através de trajetórias históricas os problemas enfrentados atualmente pela profissão.
A assistência social começou com as ações de pessoas leigas da igreja católica, mais especificamente com as moças burguesas. E tecnicamente falando da profissão, surge através das pressões do capitalismo. Da classe operária lutando por seus direitos, e mostrando sua revolta pela exploração que sofriam, de horas exaustivas de trabalho, e das péssimas condições.
O serviço social é criado pra servir de intermediador entre o estado e a classe trabalhadora, isso se deu, devido ao grande crescimento político-econômico social que estava acontecendo no século XIX. A partir do século XX com o grande desenvolvimento da industrialização e urbanização, começam a surgir os conflitos entre capital- trabalho e de classes opostas.
No Brasil, a primeira escola de serviço social foi fundada em 1936, em São Paulo,