Trajetoria dos partidos paliticos
559 palavras
3 páginas
Trajetória do PMDBO PMDB, que nasceu do MDB, foi unificado em 1966. Era um dos resultados da extinção dos partidos imposta pelo AI-2 e a instalação do bipartidarismo logo em seguida, uma tentativa de imitar a bipolaridade norte-americana, democratas versus republicanos. A diferença, que se evidenciou antes mesmo do registro do MDB, é que o papel destinado pelos militares à oposição se resumia a isto: o de opositor, mas inofensivo ao poder. E muito menos ambicionasse ao poder.
O MDB constituiu-se informalmente em 65, como oposição a Arena. Nesse mesmo ano, quando ocorreram eleições diretas para governador em onze estados, os militares já haviam demonstrado quais eram os limites da oposição, através de “oportunas” mudanças nas regras do jogo. Na eleição indireta do general Garrastazu Médici (mais duro do regime militar), o partido se dividiu em quatro: os “duros” (não queriam apenas comparecer ao colégio eleitoral em protesto aberto), os “moles” (que não queriam apenas comparecer, mas votar em Médici, como um “voto de confiança”), e os “pastosos”, dividido em dois grupos (o primeiro queria comparecer e votar em candidato próprio; o segundo, majoritário, pregava o comparecimento sem votar em ninguém). O primeiro presidente foi um general. No princípio, o partido não conseguiu adesão de 120 deputados e 20 senadores necessários para registrar a legenda. O presidente Castelo Branco ajuda, para haver uma oposição e assim não caracterizar a ditadura de partido único.
Trajetória do DEM
Democratas (DEM) é um partido político brasileiro de centro-direita cujas ideologias políticas são o liberalismo e o conservadorismo liberal, sendo, ao lado do PSDB e do PPS, oposição ao governo Dilma Rousseff. O partido é membro da Internacional Democrata Centrista junto com diversos outros partidos de direita como a CDU na Alemanha ou a UMP na França e também da União Internacional Democrata. Foi refundado em 28 de março de 2007, em substituição ao Partido da Frente