Trajetoria das politicas sociais
A TRAJETORIA DAS politicas sociais
Seabra
2011
joão rafael mariano da silva junior
A TRAJETORIA DAS politicas sociais
Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminário Temático III.
Profª. Daniela Sikorski; Paulo Sérgio Aragão; Maria Lucimar Pereira; Clarice da Luz KemKamp.
Seabra
2011
SUMÁRIO
1-Introduçao________________________________________________________3
2-O surgimento das políticas sociais_____________________________________4
3-Trajetória das políticas sociais no Brasil_________________________________5
4-Participação social, democracia e gestão________________________________7
5-Conclusão_______________________________________________________9
6-Referencias Bibliográficas___________________________________________10
3
1-INTRODUÇÃO
O assistencial como face adotada pelas políticas sociais publicas no caso brasileiro, é uma categoria de analise fundamental para construir a explicação que se objetiva no presente estudo. A mediação entre a política e as políticas públicas é feita pelo estabelecimento de uma agenda, que resulta das condições mais gerais - econômicas, políticas, sociais - de uma época, e dos valores e percepções que permeiam a sociedade em cada momento.
Política socias é definida como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao bem coletivo. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada. Em um extremo, a sociedade é percebida como uma realidade dotada de leis e determinismos próprios, que condicionam as ações, preferências e destinos de seus participantes; no outro, a sociedade é percebida, sobretudo como uma coletividade de seres morais, dotados de livre arbítrio, e com