trajetoria da sustentabilidade
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
RESPOSTA: As dimensões do desenvolvimento sustentável citadas pelo autor são: Econômica, Ambiental, Social, Cultural e Politica.
ECONÔMICA: Com o aumento na produção e o consumo dos recursos naturais como carvão, gás e petróleo, é preciso renovar a utilização dos mesmos e consumir com responsabilidade.
AMBIENTAL: Consumir conscientemente de forma que os ecossistemas possam se regenerar.
SOCIAL: Ela depende que o ser humano tenha o mínimo necessário para poder levar uma vida digna, sem desigualdades e que todos consigam ter acesso a bens materiais, como casa, escola, carro, moto, trabalho.
CULTURAL: Para ter uma vida digna e sem desigualdades é necessário mudar os valores e o comportamento dos seres humanos.
POLITICA: Para acabar com a pobreza sempre terá conflito entre os governantes, pois, eles tem interesses diferentes.
Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.
RESPOSTA: Econômica, Social, Ambiental.
Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.
RESPOSTA: Tecnológica, Movimento social e Político, possibilidades de catástrofes.
Refere-se à capacidade dos seres humanos em criar algo que supere os recursos naturais, mas com isso pode ter mudanças radicais no padrão de consumo, podendo ocasionar grandes catástrofes quando estas inovações tecnológicas não dão certas e não são usadas corretamente.
Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e