Tragédia bhopal
Instituto de Química
Gerenciamento e Controle Ambiental
O maior desastre químico da história – Bhopal 1984
Aluno: Diana Lara Freitas Mota
Profª. Dra. Araceli Aparecida Seolatto
Engenharia Química
Goiânia, 28 de maior de 2012.
Introdução
1. Acidentes ambientais
Os acidentes ambientais podem ser definidos como sendo eventos inesperados que afetam, direta ou indiretamente, a segurança e a saúde da comunidade envolvida, causando impactos ao meio ambiente como um todo.
Eles podem ser caracterizados de duas formas distintas:
i. Desastres Naturais:
Ocorrências causadas por fenômenos da natureza, cuja maioria dos casos independe das intervenções do homem. Incluem-se nesta categoria os terremotos, os maremotos, os furacões, etc. ii. Desastres Tecnológicos:
Ocorrências geradas pelas atividades desenvolvidas pelo homem, tais como os acidentes nucleares, vazamentos durante a manipulação de substâncias químicas, etc.
Embora estes dois tipos de ocorrências sejam independentes quanto às suas origens
(causas), em determinadas situações pode haver uma certa relação entre as mesmas, como por exemplo uma forte tormenta que acarrete danos numa instalação industrial. Neste caso, além dos danos diretos causados pelo fenômeno natural, pode-se ter outras implicações decorrentes dos impactos causados nas instalações da empresa atingida. Um exemplo desse tipo de desastre é a explosão da usina nuclear de Fukushima após o tsunami e o terremoto no
Japão.
Da mesma forma, as intervenções do homem na natureza podem contribuir para a ocorrência dos acidentes naturais, como por exemplo o uso e ocupação do solo de forma desordenada pode vir a acelerar processos de deslizamentos de terra.
Os acidentes naturais, em sua grande maioria são de difícil prevenção, razão pela qual diversos países do mundo, principalmente aqueles onde tais fenômenos são mais constantes, têm investido em sistemas para o atendimento a estas situações.
Já,