TRAGES TIPICOS AFROS
São coloridas de brancos, vermelhos terra e amarelos , e misturadas com palhas, flores exóticas, gravetos e folhas. Para transforma em acessórios, os membros destas tribos usam uma flor ou raiz e um folha. E as pinturas corporais usam pigmentos extraídos de plantas, barro, pedras em pó e frutos.
VESTUARIO :
Cada momento da vida social africana é marcado pelo uso de roupa determinada como, por exemplo, o nascimento, a iniciação na vida adulta e a morte, o bebê usa ao redor da cintura um fio de algodão, que é ao mesmo tempo uma proteção solidifica sua coluna vertebral e uma prefiguração do que usar mais tarde. Enquanto que, durante o período que cerca a iniciação na vida adulta, circuncisão nos meninos e a excisão nas meninas, os adolescentes trajam vestes especiais. Para as meninas é constituída de um pano cru, tinto de preto com motivos geométricos, que deve ser atado à cintura. Os meninos devem usar um bubu de qualquer cor. Tanto os meninos como as meninas devem usar este traje até a cicatrização total da cirurgia. É hábito dos africanos em geral confeccionar, para festas típicas ou funerais, trajes com tecidos da mesma padronagem e cor manifestando a participação e solidariedade do grupo social, com uso de um "uniforme". As mulheres usam o conjunto tradicional, constituído de blusa e saia de pano amarrado ma cintura; os homens usam uma calça de modelo europeu e uma camisa do mesmo pano usado pelas mulheres.
A cor branca simboliza a luminosidade do Deus maior, Sua ação se concretizando na difusão de sua palavra e de sua luz, nomeando e classificando as coisas, que recebem, assim, a força vital, isto é, passam a existir. Por isso, no candomblé, branco é a cor de Oxalá.
TECIDO:
Tradicionalmente o tecido é fabricado em tear artesanal, construído com estacas de madeira, formando um abrigo rudimentar. Na maioria dos casos construídos pelos os próprios tecelões. Atualmente grande parte do tecido é produzida