Trafico de pessoas
Introdução
Vivemos em uma sociedade onde muitas coisas não estão totalmente transparentes. Seja roubo dos políticos, tráfico de drogas em locais que nem imaginamos, de armas, e também ocorre o tráfico de pessoas. Sim, pessoas são traficadas, contra , ou até mesmo de livre e espontânea vontade. E no Brasil, o número cresce a cada dia.
Análise
Ouvimos falar o tempo todo sobre tráfico de drogas e armas. Assistimos a reportagens constantemente. Mas e o tráfico de pessoas? Você vê o tempo todo passando na TV? Ou até mesmo sabe o que é isso? Não? Se não fosse um assunto abordado em novela de rede aberta, muitos brasileiros nem se quer saberiam ,ou acreditariam que isso acontece, e é possível. Mas enquanto estamos aqui, há mulheres e crianças sendo vendidas, e suas famílias nem se quer sabem.
Cada pessoa trafica rende ao seu comercializador cerca de US$30 mil, enquanto o próprio tráfico de drogas não alcança esse valor. Sim, traficar pessoas para fora do país, rende mais que drogas, o motivo está ai: Lucro. Por ano, esse tráfico movimenta cerca de 32 bilhões de dólares.
Uma pessoa traficada pode ter uma vida escrava, sujeita a realizar tarefas sem receber nada pelo serviço. Pode entrar para o mundo da prostituição e ter seus órgãos vendidos ilegalmente, o que gera grande movimento de capital no mundo. No caso das crianças, elas podem ser usadas para pornográfica infantil, ou serem adotadas ilegalmente.
As quadrilhas especializadas geralmente retiram as pessoas de países pouco desenvolvidos para levar a países ricos, como os países europeus. O meio mais usado é o de aliciamento, onde são prometidos pagamento de dívidas e melhores condições de vida. Além do aliciamento, há o sequestro.
O mais curioso é que tudo se passa, e não percebemos nada. E até quem deveria ajudar a combater esse crime está envolvido. O ser humano é muito hipócrita e egoísta, ao ponto de não ajudar o próximo, para se beneficiar.
Mesmo diante de tudo, existem projetos