Tradução Livro - 4o Passo
Muitos fatores que influenciam no desenvolvimento do Projeto são difíceis de quantificar devido sua complexidade ou incerteza. Nós nos referimos a esses fatores como qualitativos. Após prover um framework conceitual para analises qualitativas, utilizamos exemplos da CI-700 para ilustrar como a análise é realizada.
Considere as seguintes questões sobre o projeto CI-700 : O conhecimento obtido no desenvolvimento do CI-700 irá transbordar e beneficiar outros projetos de desenvolvimento da Polaroid? Como a concorrência irá reagir à introdução do CI-700? A concorrência irá modificar seus esforços de desenvolvimento em razão das ações da Polaroid? Haverá flutuação significante do câmbio que afetará o custos dos componentes?
Nossos modelos quantitativos considera essas questões e muitas outras de maneira implícita com diversas premissas. O modelo assume que as decisões tomadas pelo time do projeto não afeta ações de grupos externos ao projeto, assim como as forças externas não alteram as ações do time. Essa importante premissa do nosso modelo é comum a muitos outros modelos financeiros e é chamado de ceteris paribus (outras coisas sendo iguais).
O Projeto interage com a Empresa, o mercado e o ambiente Macro
Decisões tomadas no projeto em geral acarretam conseqüências importantes para a empresa como um todo, para competidores e clientes no mercado, até mesmo para o ambiente macroeconômico no qual o mercado opera (Exibição 15-15). Semelhantemente, eventos e ações externos ao desenvolvimento do projeto impactam freqüentemente no seu valor. Analises qualitativas focam nessas interações. A abordagem mais básica da análise qualitativa é cosniderar (1) as interações entre o projeto e a Empresa como um todo, (2) as interações entre o projeto e o mercado no qual ele será vendido, (3) as interações entre o projeto e o ambiente macroeconômico. interações entre o projeto e a Empresa como um todo