Tradições religiosas
A economia do estado do Tocantins tem como principais atividades ocomércio e os serviços, a pecuária e a agricultura de subsistência. O Produto Interno Bruto – PIB (R$ 11.094 milhões em 2007) corresponde a 0,42% da riqueza gerada em todo o país nesse período. O PIB per capita do Tocantins está entre os três menores da região norte (R$ 8.920,73 em 2007) (AMARAL; NASCIMENTO, 2010).
Comércio e serviços estão concentrados na capital do estado, Palmas e nas cidades ao longo da Rodovia Belém-Brasília. A atividade pecuária se concentra no vale do Araguaia, sendo principalmente voltada para a criação de gado para corte e de suínos. Esses são os principais artigosexportados pelo estado. Na agricultura, destaca-se o cultivo do arroz. São cultivadas também a soja, feijão, milho, mandioca e cana-de-açúcar.
O potencial mineral do Tocantins é variado, embora não esteja sendo explorado. No estado são encontrados: ouro, bauxita, cassiterita, calcário e gesso. Assim, o extrativismo mineral está restrito a extração do cristal de rocha. Em relação ao extrativismo vegetal, destaca-se a extração de madeira de lei, principalmente o mogno, babaçu, pequi, mamona e castanha-do-pará.
Concentradas na capital, Palmas, e nas cidades de Araguaína, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi, as indústrias do Tocantins produzem principalmente para o mercado interno, e são de pequeno ou médio porte. As agroindústrias e indústrias alimentícias predominam, embora também sejam encontradas fábricas de móveis, calcário, cimento, telhas, tijolos, manilhas, madeiras para construção. As microempresas são encontradas em maior quantidade.
O turismo em Tocantins está relacionado as belezas naturais do estado, se constituindo, dessa forma, em ecoturismo. A principal atração do estado é a Ilha do Bananal, maior ilha pluvial do mundo. Na Ilha, os rios e a Lagoa Grande (entre as maiores do Brasil), despertam o interesse de turistas, inclusive do exterior. Além da Ilha do Bananal,