Tradições natalícias
Introdução
Vou falar no Natal em Portugal e na Rússia, referir as diferenças entre estes dois países Cristãos.
Em Portugal o Natal é a festa familiar mais festejada. Semanas antes decoram-se as casas com pinheiros cheios de luzes, grinaldas e enfeites suspensos, para fazer lembrar a data que se aproxima.
Farei uma breve descrição sobre aspetos típicos desta quadra festiva tais como a gastronomia, o símbolo do presépio, o porquê da árvore de Natal, que todos os anos enfeita os lares, bem como a simbologia do azevinho e das coroas a enfeitar as portas, a missa do Galo e o momento tão ansiado por todos ma principalmente pelas crianças, a abertura das prendas! Na Rússia o Natal Ortodoxo é um feriado nacional, os bancos e repartições públicas estão fechadas em 7 de janeiro. Se o Natal cai em um fim-de-semana, o feriado é transportado para a segunda-feira seguinte. As autoridades russas, por vezes, podem declarar um período de férias nacionais a partir de janeiro de 1-10, devido à proximidade dos feriados do Ano Novo, Natal e fim-de-semana entre os dois feriados.
Após a exposição do proposto farei uma breve comparação entre as tradições destes dois países tão distantes, mas cujo espírito de Natal torna tão próximo!
Portugal
Comemoração do Natal
Os Portugueses são cristãos católicos por isso festejam o Natal a 25 de dezembro.
Há mais de