TRADICIONAL x CONSTRUTIVISTA
TRADICIONAL
O aluno é um ser passivo, memorizador, receptor de conteúdos.
Os conteúdos fornecidos são desestimulantes e desorientadores. Não respeitam a cultura que o aluno trás consigo e não aproveitam o dia a dia.
EX: O cão joga bola no gato / vovó viu a uva / Lili é da Lala.
O professor é o dono do saber.
O aluno vem totalmente desprovido de conhecimento é um quadro em branco, que precisa do professor que é o conhecedor de toda a informação para preencher esse quadro.
Ex: Professor ensina tabuada no estilo memorização. A famosa “Decoreba”.
A relação professor aluno é na Vertical.
A criança é considerada um espaço vazio a ser preenchido com conteúdos,não é atendida como o centro da ação . o professor nesse caso, não se importa com a experiência de vida e o conhecimento que essa criança trás intrínseco para a escola. No tradicionalismo o que o professor traz em sabedoria e conhecimento, é o bastante para ambos, (professor X aluno).
Ex: “ Juliana traz para a casa sua prova bimestral de matemática. Cursa o segundo ano. Leonora tem 15 balas. Leonel tem 8 balas. Quantas balas Leonora tem a mais que Leonel? Juliana responde: Leonora tem 7 balas a mais que Leonel. E resolve da seguinte maneira: 8+7=15. A professora considera absolutamente errada a questão. Corrige ao lado com a operação:15-8=7. A Educação tradicional não leva em consideração o principio da reversibilidade.¹ “(Hoffmann 2011)i
CONSTRUTIVISTA
O aluno é um ser independente com autonomia intelectual.
As crianças por si só, vão resolvendo seus problemas, sistematizando com liberdade de expressão e criatividade. O conhecimento que trás de fora da escola é usado em atividades pedagógicas .
EX: de vagão em vagão/ vou vendendo limão/ Olha quem vai querer.
O professor é um observador e orientador.
Para que uma proposta construtivista possa se realizar com exito, o professor precisa ser ativo, criativo, interessado em ajudar os