trade marketing
Por Alice Sosnowski*
Muita gente pergunta como fazer para se destacar em meio a bilhões de sites ou fazer a propaganda online e interagir com seus consumidores da forma mais eficaz.
O marketing digital é um campo extremamente útil quando usado com inteligência, mas não é fácil chegar lá. Existem inúmeras ferramentas e processos, empresas especializadas no assunto e uma infinidade de livros explicando passo a passo como fazer. Vou resumir em uma estratégia única e de fácil entendimento: o Plano DEF.
Em primeiro lugar, o D: de diferenciaçãoMostre-se diferente de seus concorrentes. O que você faz de melhor? Aponte os detalhes desta qualidade e os benefícios que o consumidor irá ganhar.
E de Estratégia
Como você vai comunicar esta diferenciação? Monte um plano de ação com início, meio e fim e prazo de execução. Avalie as reações, mas não deixe se levar. Siga sua estratégia com confiança. Reputação não se conquista da noite para o dia.
E, por último, F de FocoFoque no cliente, e não no seu produto ou serviço. Esclareça dúvidas, agradeça elogios e não deixe críticas sem respostas. Não existe plano de marketing que substitua o comentário de um consumidor satisfeito no mundo digital.
* Alice Sosnowski, é jornalista e criou há três anos o blog “O Pulo do Gato”, que investiga o comportamento empreendedor e as atitudes inovadoras que revolucionam o mercado. Estratégias de Porter: diferenciação, preço e segmentaçãoPor Rafael Rez Oliveira 1 Comentário
Michael Eugene Porter é professor da renomada Universidade de Harvard e diretor do ranking de competitividade das Nações do Fórum Econômico Mundial. Porter é o maior estudioso sobre o tema de Estratégias Competitivas e as descreve como “ações defensivas e ofensivas de uma companhia, com o fim de criar uma oposição sustentável no segmento, com base nas cinco forças competitivas da empresa”.
Em seu