Trade marketing
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
MBA - GESTÃO EM VENDAS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO MÓDULO
DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICO
RODRIGO FOLGARI VAZ - 9000941
SÃO PAULO
2012
Por que as estratégias falham?
Baseado no Livro: Execução.
As estratégias falham nas organizações por não ter uma execução, pela ausência de uma definição clara de suas metas, falta de foco, envolvimento de todos os seus funcionários, falha na comunicação, e descompromisso com o plano de ação.
Muitas vezes por falta de foco da gestão, erros de posicionamento, as empresas não conseguem definir claramente suas metas, não elaboram bons planos de ação e falham na execução da estratégia. Pela falta de conhecimento técnico e acesso as informações necessárias, os líderes das organizações falham na execução dos planos de ação. As empresas falham na execução do planejamento estratégico, porque a maior parte do problema está no fato de muitos planos serem extremamente abstratos.
Estratégia tem que ser algo concreto, objetivo e que estabelece metas amplas e respostas sobre como sua empresa vai se diferenciar dos seus concorrentes.
A atitude do líder da organização direciona a atenção, a imaginação e criatividade de todos para o cumprimento das metas.
Uma meta não pode ser claramente impossível de ser resolvida a ponto de desanimar as equipes logo de saída, e nem fácil demais a ponto de não trazer nenhum esforço para sua solução. O líder da organização deve saber como estabelecer metas. As prioridades devem sempre ser estabelecidas, dentro de cada nível gerencial. Cada líder deve ter de três a cinco metas prioritárias. “Quem tem muitas prioridades acaba por não ter nenhuma”.
As metas estratégicas das organizações, depois de bem definidas e desdobradas, começando pela diretoria, gerentes e supervisores, fica garantida que: todos os problemas serão estratégicos, todos os