trade de marketing
• Exposições em checkstand, utilizando os espaços com produtos que muitas vezes os shoppers esquecem, servindo como um lembrete para os mesmos.
• Utilização das pontas de gôndolas, colocando à vista produtos novos ou até mesmo os já existentes atraindo os olhares dos shoppers levando-os a compra do produto.
• Promover degustação, fazendo com que os clientes experimentem o produto novo e fazendo com que eles conheçam o produtos e seus benefícios e assim sendo efetivando a compra.
• Ilhas promocionais, levando um atrativo aos olhos dos shoppers.
4- 15 ações de trade marketing
Ilhas promocionais
Degustações
Exposição dos produtos( de forma diferenciada)
Ações para PDV
Entrega de brindes
Exposição em checkstand
Brindes
Os desafios do Trade Marketing nos Atacados e Distribuidores
•
Olá! Com a chegada do final do ano, as indústrias estão planejando seu marketing plan para 2014. E os investimentos em trade marketing serão, na minha opinião, maiores do que em relação a 2013.
Digo isto pois a oferta de vagas para profissionais de Trade Marketing fora do eixo Rio-São Paulo – está em alta. Um dos motivos está na pesquisa da revista Exame, que colocou a área de Trade Marketing como uma das 20 profissões do futuro. E o outro motivo – mais relevante – é que as indústrias sabem que o marketing está cada vez mais integrado ao departamento comercial e que se não houver sell out, não há sell in.
Como todos sabem, o mercado é dividido em varejo e atacado/distribuidor. O primeiro, tem como relação/atuação indústria – varejo – consumidor final. Já o atacado/distribuidor atua no relacionamento indústria – atacado/distribuidor – varejo – consumidor final. Veja a imagem abaixo: O relacionamento entre indústria – varejo acontece pelo abastecimento das grandes e médias varejistas, onde cada um possui sua estratégia. No canal de distribuição, que representa na maioria das empresas 50% do faturamento da indústria, temos dois