Tracadores de Calor
1. OBJETIVO 2
2. RADIAÇÃO 3
2.1 ALETAS 4
3. APLICAÇÕES 5
3.1 RADIAÇÃO 5
3.2 ALETAS 5 3.3 CALCULO DE ALETAS 6
4. CONCLUSÃO 9
5. BIOGRAFIA 10
1. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo definir e mostrar sobre os principais trocadores de calor, suas aplicações, efeitos, vantagens, desvantagens e utilização dos mesmos em industrias.
2. RADIAÇÃO
A radiação é um processo pelo qual o calor é transmitido de um corpo a alta temperatura para um de mais baixa quando tais corpos estão separados no espaço, ainda que exista vácuo entre eles. O termo radiação é geralmente aplicado a todas as espécies de fenômenos de ondas eletromagnéticas (infravermelho e ultravioleta), mas na transmissão de calor são de interesse apenas os fenômenos que resultam da diferença de temperatura e que podem transportar energia através de um meio transparente ou através do espaço. A energia transmitida dessa maneira é chamada de calor radiante.
Todos os corpos emitem continuamente calor radiante. A intensidade das emissões depende da temperatura e da natureza da superfície. A energia radiante viaja a velocidade da luz (3x108m/s) e se assemelha fenomenologicamente à radiação da luz. De fato, de acordo com a teoria eletromagnética, a luz e a radiação térmica diferem apenas nos respectivos comprimentos de onda.
O calor radiante é emitido por um corpo na forma de impulsos, ou fótons, de energia. O movimento da energia radiante do espaço é semelhante à propagação da luz, e pode ser descrita pela teoria das ondas. Quando as ondas de radiação encontram algum outro objeto, sua energia é absorvida próxima à superfície. A transmissão de calor por meio de radiação torna-se de importância crescente quando a temperatura de um objeto aumenta.
Qualquer corpo, mesmo a temperatura normal, emite energia sob forma de